quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ranking: as empresas que mais estimulam o empreendedorismo corporativo.

Em 2008, o guia VOCÊ S/A EXAME 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar avaliou o grau de empreendedorismo das companhias participantes. Com base nas notas, a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a redação da VOCÊ S/A estabeleceram um ranking das empresas que mais incentivam o empreendedorismo entre seus funcionários.

Veja a classificação:

GRANDES

1. Volvo Índice de empreendedorismo: 80,69
Na Volvo existem cerca de 100 equipes autogerenciáveis (EAG), formadas por grupos de 12 a 16 funcionários. Cada EAG possui um representante, que se reporta a um coordenador-geral. Além de integrar as diferentes EAGs, ele é responsável por fazer a ponte entre o pessoal da fábrica e a diretoria. Na prática, cada equipe tem autonomia para planejar o próprio trabalho, sugerir melhorias, coordenar reuniões e atividades administrativas. "O objetivo é ter um canal direto com o pessoal, para agilizar processos e estimular proatividade e criatividade", diz Carlos Morassutti, diretor de RH e assuntos corporativos. Renata Avediani, de Curitiba (PR)

2. Caterpillar Índice de empreendedorismo: 77,73

A Caterpillar é movida a boas ideias. Como meta, cada funcionário precisa oferecer ao menos cinco sugestões no ano (de melhorias simples a redução de custos consideráveis. Em 2007, foram apuradas 7.500 oportunidades de redução de custos e premiadas 481 ideias. Para fazer com que cada vez mais essas sugestões cheguem redondas. A empresa possui uma política bem consistente. Por meio da ECO (Encontro de Comunicação e Orientação), que ocorre no início do ano, a estratégia da companhia é aberta para todos os funcionários. O presidente, Luiz Carlos Calil, explica as metas da empresa e abre o evento para perguntas. As mini-ECOs ocorrem durante o ano com o envolvimento de todos para debater mudanças e redirecionar estratégias. Daniela Diniz, de Piracicaba (SP)

3. BV Financeira S/A Índice de empreendedorismo: 77,03

Sobram elogios para os chefes, considerados acessíveis e responsáveis. “Você dá uma idéia e o gestor valoriza”, diz um empregado do nível operacional. A BV investe em programas de desenvolvimento de liderança para gestores experientes, para quem está no meio da carreira e também para quem está pela primeira vez à frente de uma equipe. Murilo Ohl, de São Paulo (SP)

4.Accor Índice de empreendedorismo: 74,98

A Accor investe no desenvolvimento das pessoas, incentivando a educação formal e desenvolvendo a capacidade de pensar, criar e tomar iniciativas. A empresa oferece inúmeras oportunidades para quem quer se desenvolver. Entre os gerentes há diversos exemplos de pessoas que começaram em funções operacionais. Fernanda Bottoni, de São Paulo (SP)

5. Serasa Índice de empreendedorismo: 73,70

6. Plascar Índice de empreendedorismo: 73,38

7. Nextel Índice de empreendedorismo: 72,84

8. Monsanto do Brasil Índice de empreendedorismo: 72,74

9. Accenture Índice de empreendedorismo: 70,80

10. Losango Índice de empreendedorismo: 70,23

Roberto Galva

Nenhum comentário:

Postar um comentário